E se uma simples leitura ajudasse a fortalecer o amor-próprio e a autoconfiança de uma criança?

Chegou a Coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens

Os livros mudam as pessoas
e as pessoas mudam o mundo

Os jovens de hoje não deveriam ser os adultos de amanhã que põem a sua vida em suspenso porque não sabem quem são nem o que os torna felizes e não se sentem alinhados com o rumo que estão a seguir. 

Se as crianças nunca se desconectarem da sua essência e crescerem profundamente conhecedoras de si próprias, com uma autoestima e autoconfiança inabaláveis, não terão de aprender a fazê-lo já chegadas a adultos.

Se desde crianças nos conhecermos profundamente, nos amarmos e aceitarmos como somos e cuidarmos de nós por amor, cultivando simultaneamente uma relação de tolerância para com o outro, quão melhores versões de nós próprios não seríamos?

Escritora e mãe, foi com isso em mente que criei a Coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens!

Sabias que a falta de autoestima e autoconfiança  em criança pode afetar a gestão das emoções e até o desempenho profissional enquanto adulto?

A criança com uma autoestima saudável tende a:

Aceitar-se e amar-se tal como é

Orgulhar-se do seu desempenho nas mais variadas tarefas

Sentir-se preparada para os desafios da vida em geral

Cada vez mais pais, cuidadores e educadores desejam fomentar o gosto pela leitura e o autoconhecimento junto das crianças e dos jovens.

Mas o que podem fazer para serem bem-sucedidos?

Quando procurei livros de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens, não encontrei nenhum como o tinha idealizado. 

Assim, valendo-me do poder de uma boa história, da minha experiência e dos conhecimentos adquiridos em desenvolvimento pessoal, decidi criá-los eu própria e escrever o que gostaria que os meus filhos lessem.

O poder das histórias

As histórias entretêm enquanto ensinam, já que é mais fácil aprender quando se está descontraído.

Além disso, os leitores envolvem-se no enredo e relacionam-se com as personagens de tal forma que, ao assistirem à sua evolução, querem vivenciar a mesma evolução das personagens.

E é esta simples abertura à experimentação que despoleta as transformações mais intensas.

É por este motivo que a coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens aborda questões pertinentes como:

aceitação
autocuidado
colaboração
respeito
atenção plena
mentalidade de crescimento
valores individuais
emoções
sonhos

A origem

Livraria Para Crianças

Olá, o meu nome é Ana Viegas e sou a autora da Coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens.

Sou escritora e assumo como missão tocar o coração dos meus leitores, fazendo a diferença no mundo através da escrita.

Ao vivenciar os efeitos transformadores decorrentes do meu processo de autoconhecimento, senti-me verdadeiramente conectada comigo própria.

Pensei, então, no quão maravilhoso seria se todos pudéssemos crescer vivenciando esta mesma sensação.

Se as crianças nunca se chegassem a desconectar da sua essência, nunca teriam de aprender a (re)conectar-se com a sua essência já em adultos. 

Quão melhores versões de nós próprios não seríamos?

A Coleção de desenvolvimento pessoal
para crianças e jovens

Histórias divertidas e transformadoras que orientam e acompanham o desenvolvimento do leitor através da evolução das personagens, abordando os mais variados temas do desenvolvimento pessoal e da saúde mental, em particular da inteligência emocional.

Para quem é esta coleção?

Idealmente para mentes questionadoras entre os 6 e os 10 anos, pode também ser lida desde bem mais cedo (havendo acompanhamento) ou até bem mais tarde (havendo curiosidade).

15 volumes em formato físico, digital e áudio com atividades práticas e teóricas de leitura e de escrita para crianças e jovens questionadores e com conselhos para pais, cuidadores e educadores.

Coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens:

Diferentes formatos promovem diferentes experiências de leitura

Mais do que nunca, as crianças e os jovens valorizam outros formatos além do tradicional livro físico, pelo que a leitura deve dar resposta às novas necessidades dos leitores atuais ao acompanhar a evolução tecnológica e disponibilizar diferentes formatos de livro.

Livro em papel, ebook e áudio livro proporcionam experiências de leitura diferentes e podem ser adaptados à evolução específica de cada criança.

Além disso, qualquer um destes formatos pode adaptar-se a uma leitura quer individual, quer partilhada.

O que a leitura individual faz pela criança

Instiga a curiosidade e a motivação

Desenvolve a proatividade e a autonomia

Explora a imaginação e a criatividade

Leitura partilhada - o poder do tempo de qualidade

Com família e amigos, ou com professores, bibliotecários e colegas, a leitura partilhada vai promover igualmente o seu crescimento enquanto adulto confiante, consciente e empoderado.

Mais do que histórias, é tempo de qualidade em que se cresce aprendendo.

As histórias

1. Eu sou assim

Sabes quem és? Sabes o que te faz feliz?

Esta história introduz o tema do autoconhecimento. Através dela vais compreender que basta fazeres-te as perguntas certas e refletires um pouco para obteres as respostas que procuras, já que está tudo dentro de ti.

2. Eu aceito-me como sou

Amas-te? Aceitas-te? Valorizas-te? Tens orgulho em ti?

Esta história introduz o tema do amor-próprio e da autoestima, incentivando-te a valorizar a tua singularidade e a buscar a validação em ti e não no outro.

3. Eu cuido de mim

Como cuidas de ti? Como começas e terminas o teu dia?

Esta história introduz o tema do autocuidado e da saúde e bem-estar, privilegiando o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito, e incentiva-te a criar os teus próprios rituais matinais e noturnos.

4. Eu aceito-te como és

A quem dizes «eu amo-te como és», «eu aceito-te como és», «eu valorizo-te como és», «eu tenho orgulho em ti»?

Esta história introduz o tema do amor-próprio, da autoestima, da autoconfiança e do bem-estar do outro, contrastando a rejeição, a tolerância e a aceitação.

5. Eu colaboro

Sabes ajudar? Sabes pedir ajuda?

Esta história introduz o tema da entreajuda e da colaboração, valorizando os contributos individuais para a conquista de um objetivo comum. Além disso, normaliza tanto a capacidade de ajudar como de pedir ajuda, mostrando-te que não tens de fazer tudo sozinho.

6. Eu partilho

Costumas partilhar? Não te custa nada desapegares-te do que é teu?

Esta história introduz o tema do desapego e da partilha, tanto de objetos como de pessoas, valorizando o minimalismo (eliminar o excesso para manter o essencial) e a capacidade de saber estar acompanhado e sozinho.

7. A minha relação com a natureza

O que mais gostas de fazer quanto estás no meio da natureza? O que ouves, vês, tocas, cheiras e saboreias quando estás no meio da natureza?

Esta história introduz o tema da nossa relação com a natureza, descrevendo a forma como este contacto estimula cada um dos cinco sentidos, e incentiva-te a respeitar o ambiente.

8. Eu respeito todos

Sabes respeitar? De que forma respeitas? Respeitas todos?

Esta história introduz o tema do respeito, assim como da relação com os animais e os mais velhos, descrevendo a prática do voluntariado como uma forma de contacto enriquecedora.

9. Eu tenho atenção plena no momento presente

Sentes ansiedade quando pensas no futuro ou melancolia quando pensas no passado?

Esta história introduz o tema da atenção plena no momento presente (mindfulness), demonstrando que há espaço para o passado, o presente e o futuro, desde que em equilíbrio. Além disso, apresenta várias sugestões para vivenciares em pleno o momento presente.

10. Eu tenho uma mentalidade de crescimento

Achas que só te deves dedicar àquilo em que já és bom ou que também deves aprender aquilo em que ainda não és tão bom?

Esta história introduz o tema da autoconfiança. Além disso, contrasta a mentalidade de crescimento (growth mindset) com a mentalidade fixa (fixed mindset) e incentiva-te a valorizar o elo talento-empenho e a criação de planos de ação.

11. Os meus valores

Quais são os teus valores? O que mais valorizas? O que é importante para ti? O que representa a tua essência?

Esta história introduz o tema dos valores individuais, ajudando-te a identificar os teus e incentivando-te a vivê-los em pleno.

12. Os meus pensamentos

Em que pensas? Como é que esse(s) pensamento(s) te faz(em) sentir?

Esta história introduz o tema dos pensamentos, revelando-te que o teu corpo reflete a tua mente e demonstrando-te que é possível transformares aquilo em que pensas e, consequentemente, a forma como te sentes.

13. As minhas crenças

Sabes o que é um facto? E sabes o que é uma crença?

Esta história introduz o tema dos factos e das crenças, contrastando-os. A um nível mais profundo, distingue crenças limitadoras de crenças potenciadoras. Além disso, incentiva-te a valorizar o questionamento e a transformar o que te limita naquilo que te potencia.

14. As minhas emoções

Sabias que estamos constantemente a sentir emoções? E que é impossível sentir apenas emoções «boas»? Ou que é perfeitamente normal sentir emoções «más»?

Esta história introduz o tema das emoções. A um nível mais profundo, distingue as denominadas emoções positivas das denominadas emoções negativas. Além disso, e uma vez que as emoções transmitem lições, incentiva-te a questionar o que sentes para saberes o que fazer.

15. Os meus sonhos

Qual é o teu maior sonho? Aquele sonho que é tão grande e que parece tão impossível que nem te atreves a dizê-lo em voz alta à frente de outras pessoas.

Esta história introduz o tema dos sonhos, revelando-te que é possível teres mais do que um sonho, demonstrando-te que, tal como tu, os teus sonhos estão em constante evolução e mostrando-te que podes fazer tudo aquilo a que te propuseres se acreditares verdadeiramente em ti.

As personagens

Belinha
Zeca
Carlos
Helena
Simão
Avô Gaspar

A Belinha tem 10 anos. Gosta de se adornar com pulseiras, anéis, colares, brincos e ganchos, pois adora ouvir o seu tilintar.

É extrovertida, comunicativa, animada, alegre e está sempre a sorrir. Sente-se feliz quando está com os amigos à gargalhada ou a comer gelados. Adora pintar, contemplar a natureza e escrever no seu diário. Os seus valores são a alegria, a boa-disposição, a criatividade, a determinação e a amizade. O seu maior sonho é ser pintora.

O Zeca tem 8 anos. É engraçado, divertido, falador, enérgico e está sempre a fazer piadas porque gosta de rir e de fazer rir.

Adora praticar skate e nada o faz mais feliz do que passar horas e horas a subir e a descer inclinações com a sua prancha, sentindo o vento no seu rosto e cabelo. Gosta de sentir o aroma da natureza, praticar yoga ao acordar, identificar um motivo diário de felicidade ao adormecer e repetir mantras, sendo o «om» o seu preferido. Os seus valores são a liberdade e a aventura. O seu maior sonho é praticar skate pelo mundo inteiro.

O Carlos tem 6 anos. É inteligente, gentil, bondoso, ansioso, tímido, reservado e tem sempre uma palavra bondosa a dizer. Também é curioso, gosta de aprender e valoriza a sabedoria e a inteligência.

Gosta de andar a toda a velocidade na sua cadeira de rodas, fazendo corridas com o seu gato. Adora ouvir os sons da natureza, definir uma emoção para o dia e formas de a alcançar, abraçar os pais e com eles ler um livro ou passear em bibliotecas e livrarias. Os seus valores são a bondade e a inteligência. O que o faz mesmo feliz é nadar, por isso faz parte da equipa de natação da escola e o seu maior sonho é ganhar a medalha de ouro na prova de 50 metros de natação dos Jogos Paralímpicos.

A Helena tem 7 anos. Graças à cicatriz de uma queimadura, que vai desde o rosto até à mão esquerda, sente-se ainda mais grata por viver e ter a possibilidade de desfrutar de tudo o que a vida lhe reserva.

É natureza pura, tranquila, intuitiva e equilibrada. Adora fazer exercícios respiratórios, tomar banhos relaxantes enquanto exfolia o corpo com sal e sentir as diferentes texturas da natureza, onde gosta de andar descalça, para sentir a energia da terra, e de andar com os ombros à mostra, para sentir a energia do sol. Os seus valores são o equilíbrio, o bem-estar, a tranquilidade, a espiritualidade e a intuição. O seu maior sonho é ser feliz e partilhar a sua felicidade com quem mais ama.

O Simão tem 5 anos. É curioso, criativo, amoroso, rabugento, impertinente, trapalhão e desconfiado. Também é autista. Sente-se feliz a andar de bicicleta, a desmontar e voltar a montar coisas e a brincar com legos e todo o tipo de blocos.

Adora o avô Gaspar, assim como os seus cozinhados, pelo que não é de estranhar que também adore provar a natureza. Gosta de beber água com limão em jejum e de dormir. Os seus valores são o silêncio e o recato. O seu maior sonho é construir uma casa com uma cozinha enorme para o avô Gaspar fazer os seus grandes cozinhados.

O avô Gaspar é o avô do Simão. É bem-disposto, positivo, forte, sábio e orientador. Adora cultivar os seus alimentos e cozinhar, por isso está a escrever um livro de receitas.

Graças à sua mudança de mentalidade e ao seu empenho, tornou-se na famosa «lenda do Futebol Clube da Vila». Adora cuidar do neto e transmitir-lhe as suas aprendizagens. O seu valor é a família.

Testemunhos

«Depois de ler o 3.º livro, [a minha filha] veio da escola a dizer que fez como as personagens e os professores e colegas sentiram diferença na atitude confiante dela e comentaram com ela… Os livros têm dado um resultadão.»
Maria Andrés
«Já lemos 2 e ontem acabei o dia a ouvir a minha filha ir repetindo: "eu amo-me, eu aceito-me, eu valorizo-me e eu tenho orgulho em mim". Aprender a dizer (e a fazer) isto aos 5 anos, em vez de aos 40, é um passo de gigante para o seu desenvolvimento pessoal.»
Sílvia
«Acho que se desde cedo nossas crianças fizerem este trabalho a sociedade será bem melhor. Tantas vivências que poderão ser evitadas. Estou tão feliz de ter sabido de ti, vamos fazer a coleção!»
Susana
«Estou muito feliz e grato por ter adquirido a colecção completa... uau!!! A coleção é maravilhosa. A qualidade dos livros, as belíssimas ilustrações e a escrita tão amorosa e educativa que aborda temas tão importantes para o desenvolvimento e bem estar pessoal, seja de uma criança, de um adolescente e até mesmo de um adulto. É com enorme gratidão e felicidade que lhe dou os parabéns!»
Alberto
«Isto é absolutamente revolucionário. Este teu projeto é o futuro da humanidade! É muito importante que vá para a frente e que em pouco tempo comece a ser dado nas escolas.»
Inês Gaya
«Para mim é super importante investir o meu dinheiro em projetos em que eu acredito, do coração, e este projeto da Ana é incrível. A Ana desenvolveu este conjunto de livros de desenvolvimento pessoal para crianças e desenvolvimento pessoal é uma coisa de que todos os adultos precisam, quanto mais as crianças, e quanto mais cedo começarmos, melhor. O projeto da Ana é um projeto para a evolução da humanidade!»
Cláudia Fonseca
«Os temas são muito importantes e as ilustrações lindas!»
Íris Bravo
«Estes livros de desenvolvimento pessoal para crianças são mesmo bonitos, as imagens são super bonitas, está mesmo super bonito. A Íris ama!!»
Inês Nunes Pimentel
Previous slide
Next slide

Componente social

Sendo a leitura terapêutica, são doadas várias coleções a instituições nacionais que se dedicam a cuidar da saúde mental de crianças e jovens.

À promoção do gosto e democratização do acesso à leitura junta-se o estímulo da saúde mental, em particular da inteligência emocional.

Que uma simples história ajude a curar!

FAQ - Perguntas Frequentes

A Coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens está disponível em formato papel ecológico (capa dura), ebook e áudio livro.

Os livros vendem-se à unidade, em packs temáticos e a coleção completa. A vantagem de comprar um pack temático ou a coleção completa está no potencial de transformação gerado pelo conjunto das histórias e, além disso, o valor final de cada livro fica mais barato do que quando comprado isoladamente.

O ideal é que sejam lidos por ordem, pois, apesar de cada livro se focar num tema em específico, os conhecimentos mais gerais vão sendo transmitidos a pouco e pouco ao longo de todos os livros. Não obstante, nada impede que sejam lidos pela ordem que o leitor preferir, focando-se mais em determinados temas do que noutros.

Idealmente a partir dos 6 anos, pode ser lida desde bem mais cedo, havendo acompanhamento, e até bem tarde, havendo interesse! Este trabalho de aprendizagem e reflexão sobre dinheiro pode também ser feito individualmente mas também em conjunto, entre pais e filhos, entre alunos e professores, para aprenderem uns com os outros e evoluírem de mãos dadas.

A Coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens é impressa, embalada e expedida de forma ecológica porque a sustentabilidade é um dos nossos valores. Usamos papel ecológico para promover a reutilização da matéria-prima e respeitar o ambiente. Imprimimos pequenas tiragens e de forma digital para agilizar o processo e evitar o desperdício de papel. As nossas embalagens são 100% recicláveis e sempre que possível reutilizamo-las, para maximizar a sua vida útil.

Claro que sim! Atualmente, enviamos para Portugal Continental, Açores, Madeira e Europa. Para outros destinos, por favor envia-nos um e-mail para ola@calonodedo.pt

Após a confirmação do pagamento, a encomenda pode demorar entre 24h a 48h úteis a ser processada internamente. Após esse tempo, é expedida para a transportadora DHL, que costuma demorar entre 24h a 48h a entregar a encomenda (em destinos considerados de difícil acesso pode demorar 72h).

É possível pagar por mbway, multibanco, paypal, cartão de crédito e transferência bancária. Os pagamentos no nosso website são seguros graças à utilização de tecnologia SSL.

Coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens:

As compras realizadas entre os dias 31/03 e 07/04 serão enviadas a 08/04.