Quanto vale a saúde mental de uma criança?

Histórias criativas e transformadoras que aliam a leitura ao desenvolvimento pessoal.

Os livros mudam as pessoas
e as pessoas mudam o mundo

A dificuldade em encontrar histórias divertidas e relevantes está a afetar a sede de leitura das crianças, o que condiciona:

Mas as crianças merecem ler histórias divertidas e relevantes que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e, assim, lhes permitam fazer a diferença no mundo.

Sabia que a falta de autoestima e autoconfiança  em criança pode afetar a gestão das emoções e até o desempenho profissional enquanto adulto?

A criança com uma autoestima saudável tende a:

Aceitar-se e amar-se tal como é

Orgulhar-se do seu desempenho nas mais variadas tarefas

Sentir-se preparada para os desafios da vida em geral

O poder das histórias

As histórias entretêm enquanto ensinam, já que é mais fácil aprender quando se está descontraído.

Além disso, os leitores envolvem-se no enredo e relacionam-se com as personagens de tal forma que, ao assistirem à sua evolução, querem vivenciar a mesma evolução das personagens.

E é esta simples abertura à experimentação que despoleta as transformações mais intensas.

É por este motivo que a coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens aborda questões pertinentes como:

aceitação
autocuidado
colaboração
respeito
atenção plena
mentalidade de crescimento
valores individuais
emoções
sonhos

A origem

Olá, o meu nome é Ana Viegas.

Sou escritora e assumo como missão tocar o coração dos meus leitores, fazendo a diferença no mundo através da escrita.

Ao vivenciar os efeitos transformadores decorrentes do meu processo de autoconhecimento, senti-me verdadeiramente conectada comigo própria.

Pensei, então, no quão maravilhoso seria se todos pudéssemos crescer vivenciando esta mesma sensação.

Se as crianças nunca se chegassem a desconectar da sua essência, nunca teriam de aprender a (re)conectar-se com a sua essência já em adultos. 

Quão melhores versões de nós próprios não seríamos?

Cada vez mais pais, cuidadores e educadores desejam fomentar o gosto pela leitura junto das crianças e dos jovens.

Mas o que podem fazer para serem bem-sucedidos?

Quando procurei livros de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens, não encontrei nenhum como o tinha idealizado. 

Assim, valendo-me do poder de uma boa história, da minha experiência e dos conhecimentos adquiridos em desenvolvimento pessoal, decidi criá-los eu própria e escrever o que gostaria que os meus filhos lessem.

A Coleção de desenvolvimento pessoal
para crianças e jovens

Histórias divertidas e transformadoras que orientam e acompanham o desenvolvimento do leitor através da evolução das personagens, abordando os mais variados temas do desenvolvimento pessoal e da saúde mental, em particular da inteligência emocional.

Para quem é esta coleção?

Idealmente para mentes questionadoras entre os 6 e os 10 anos, pode também ser lida desde bem mais cedo (havendo acompanhamento) ou até bem mais tarde (havendo curiosidade).

15 volumes em formato físico, digital e áudio com atividades práticas e teóricas de leitura e de escrita para crianças e jovens questionadores e com conselhos para pais, cuidadores e educadores.

Diferentes formatos promovem diferentes experiências de leitura

Mais do que nunca, as crianças e os jovens valorizam outros formatos além do tradicional livro físico, pelo que a leitura deve dar resposta às novas necessidades dos leitores atuais ao acompanhar a evolução tecnológica e disponibilizar diferentes formatos de livro.

Livro em papel, ebook e áudio livro proporcionam experiências de leitura diferentes e podem ser adaptados à evolução específica de cada criança.

Além disso, qualquer um destes formatos pode adaptar-se a uma leitura quer individual, quer partilhada.

O que a leitura individual faz pela criança

Instiga a curiosidade e a motivação

Desenvolve a proatividade e a autonomia

Explora a imaginação e a criatividade

Leitura partilhada - o poder do tempo de qualidade

Com família e amigos, ou com professores, bibliotecários e colegas, a leitura partilhada vai promover igualmente o seu crescimento enquanto adulto confiante, consciente e empoderado.

Mais do que histórias, é tempo de qualidade em que se cresce aprendendo.

As personagens

Belinha
Zeca
Carlos
Helena
Simão
Avô Gaspar

A Belinha tem 10 anos. Gosta de se adornar com pulseiras, anéis, colares, brincos e ganchos, pois adora ouvir o seu tilintar.

É extrovertida, comunicativa, animada, alegre e está sempre a sorrir. Sente-se feliz quando está com os amigos à gargalhada ou a comer gelados. Adora pintar, contemplar a natureza e escrever no seu diário. Os seus valores são a alegria, a boa-disposição, a criatividade, a determinação e a amizade. O seu maior sonho é ser pintora.

O Zeca tem 8 anos. É engraçado, divertido, falador, enérgico e está sempre a fazer piadas porque gosta de rir e de fazer rir.

Adora praticar skate e nada o faz mais feliz do que passar horas e horas a subir e a descer inclinações com a sua prancha, sentindo o vento no seu rosto e cabelo. Gosta de sentir o aroma da natureza, praticar yoga ao acordar, identificar um motivo diário de felicidade ao adormecer e repetir mantras, sendo o «om» o seu preferido. Os seus valores são a liberdade e a aventura. O seu maior sonho é praticar skate pelo mundo inteiro.

O Carlos tem 6 anos. É inteligente, gentil, bondoso, ansioso, tímido, reservado e tem sempre uma palavra bondosa a dizer. Também é curioso, gosta de aprender e valoriza a sabedoria e a inteligência.

Gosta de andar a toda a velocidade na sua cadeira de rodas, fazendo corridas com o seu gato. Adora ouvir os sons da natureza, definir uma emoção para o dia e formas de a alcançar, abraçar os pais e com eles ler um livro ou passear em bibliotecas e livrarias. Os seus valores são a bondade e a inteligência. O que o faz mesmo feliz é nadar, por isso faz parte da equipa de natação da escola e o seu maior sonho é ganhar a medalha de ouro na prova de 50 metros de natação dos Jogos Paralímpicos.

A Helena tem 7 anos. Graças à cicatriz de uma queimadura, que vai desde o rosto até à mão esquerda, sente-se ainda mais grata por viver e ter a possibilidade de desfrutar de tudo o que a vida lhe reserva.

É natureza pura, tranquila, intuitiva e equilibrada. Adora fazer exercícios respiratórios, tomar banhos relaxantes enquanto exfolia o corpo com sal e sentir as diferentes texturas da natureza, onde gosta de andar descalça, para sentir a energia da terra, e de andar com os ombros à mostra, para sentir a energia do sol. Os seus valores são o equilíbrio, o bem-estar, a tranquilidade, a espiritualidade e a intuição. O seu maior sonho é ser feliz e partilhar a sua felicidade com quem mais ama.

O Simão tem 5 anos. É curioso, criativo, amoroso, rabugento, impertinente, trapalhão e desconfiado. Também é autista. Sente-se feliz a andar de bicicleta, a desmontar e voltar a montar coisas e a brincar com legos e todo o tipo de blocos.

Adora o avô Gaspar, assim como os seus cozinhados, pelo que não é de estranhar que também adore provar a natureza. Gosta de beber água com limão em jejum e de dormir. Os seus valores são o silêncio e o recato. O seu maior sonho é construir uma casa com uma cozinha enorme para o avô Gaspar fazer os seus grandes cozinhados.

O avô Gaspar é o avô do Simão. É bem-disposto, positivo, forte, sábio e orientador. Adora cultivar os seus alimentos e cozinhar, por isso está a escrever um livro de receitas.

Graças à sua mudança de mentalidade e ao seu empenho, tornou-se na famosa «lenda do Futebol Clube da Vila». Adora cuidar do neto e transmitir-lhe as suas aprendizagens. O seu valor é a família.

As histórias

Sabia que o Simão não sabia quem era? 

Ou que o Zeca não liga ao que os outros dizem sobre o tamanho do seu cabelo? 

Ou ainda que existe um rebanho de ovelhas arco-íris, que se aceita com as suas diferenças, no meio do Alentejo? 

Ou até que uma caça ao tesouro pode conduzir a um tesouro inusitado? 

Ou que é tão importante ajudar como saber pedir e aceitar ajuda? 

 

Ou ainda que a Belinha não deixa que o medo a bloqueie? 

Ou até que a mãe da Helena a ajudou a perceber que merece ser feliz? 

Ou que o Carlos aprendeu a viver no momento presente, sem a melancolia do passado ou a ansiedade do futuro? 

Ou ainda que os nossos sonhos estão, tal como nós, em constante evolução?

Testemunhos

«Depois de ler o 3.º livro, [a minha filha] veio da escola a dizer que fez como as personagens e os professores e colegas sentiram diferença na atitude confiante dela e comentaram com ela… Os livros têm dado um resultadão.»
Maria Andrés
«Já lemos 2 e ontem acabei o dia a ouvir a minha filha ir repetindo: "eu amo-me, eu aceito-me, eu valorizo-me e eu tenho orgulho em mim". Aprender a dizer (e a fazer) isto aos 5 anos, em vez de aos 40, é um passo de gigante para o seu desenvolvimento pessoal.»
Sílvia
«Acho que se desde cedo nossas crianças fizerem este trabalho a sociedade será bem melhor. Tantas vivências que poderão ser evitadas. Estou tão feliz de ter sabido de ti, vamos fazer a coleção!»
Susana
«Estou muito feliz e grato por ter adquirido a colecção completa... uau!!! A coleção é maravilhosa. A qualidade dos livros, as belíssimas ilustrações e a escrita tão amorosa e educativa que aborda temas tão importantes para o desenvolvimento e bem estar pessoal, seja de uma criança, de um adolescente e até mesmo de um adulto. É com enorme gratidão e felicidade que lhe dou os parabéns!»
Alberto
«Isto é absolutamente revolucionário. Este teu projeto é o futuro da humanidade! É muito importante que vá para a frente e que em pouco tempo comece a ser dado nas escolas.»
Inês Gaya
«Para mim é super importante investir o meu dinheiro em projetos em que eu acredito, do coração, e este projeto da Ana é incrível. A Ana desenvolveu este conjunto de livros de desenvolvimento pessoal para crianças e desenvolvimento pessoal é uma coisa de que todos os adultos precisam, quanto mais as crianças, e quanto mais cedo começarmos, melhor. O projeto da Ana é um projeto para a evolução da humanidade!»
Cláudia Fonseca
«Os temas são muito importantes e as ilustrações lindas!»
Íris Bravo
«Estes livros de desenvolvimento pessoal para crianças são mesmo bonitos, as imagens são super bonitas, está mesmo super bonito. A Íris ama!!»
Inês Nunes Pimentel
Anterior
Next

Componente social

Sendo a leitura terapêutica, são doadas várias coleções a instituições nacionais que se dedicam a cuidar da saúde mental de crianças e jovens.

À promoção do gosto e democratização do acesso à leitura junta-se o estímulo da saúde mental, em particular da inteligência emocional.

Que uma simples história ajude a curar!

FAQ - Perguntas Frequentes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

PARABÉNS!! Acabaste de ganhar 10% de desconto!

Subscreve a nossa newsletter e recebe de imediato no teu e-mail 10% de desconto para usares na tua próxima compra:

Eu concordo com os Termos & Condições *

Autorizo a utilização dos meus dados para receber o desconto e e-mails comerciais da calonodedo.pt

Subscreve a newsletter Leitores com Calo no Dedo

e recebe um desconto para utilizares na tua próxima compra

Eu concordo com os Termos & Condições *

Autorizo a utilização dos meus dados para receber o desconto e e-mails comerciais da calonodedo.pt