
Aceitar-se e amar-se tal como é

Orgulhar-se do seu desempenho nas mais variadas tarefas

A dificuldade em encontrar histórias divertidas e relevantes está a afetar a sede de leitura das crianças, o que condiciona:
Mas as crianças merecem ler histórias divertidas e relevantes que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e, assim, lhes permitam fazer a diferença no mundo.
Sabia que a falta de autoestima e autoconfiança em criança pode afetar a gestão das emoções e até o desempenho profissional enquanto adulto?
A criança com uma autoestima saudável tende a:
As histórias entretêm enquanto ensinam, já que é mais fácil aprender quando se está descontraído.
Além disso, os leitores envolvem-se no enredo e relacionam-se com as personagens de tal forma que, ao assistirem à sua evolução, querem vivenciar a mesma evolução das personagens.
E é esta simples abertura à experimentação que despoleta as transformações mais intensas.
É por este motivo que a coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens aborda questões pertinentes como:
Olá, o meu nome é Ana Viegas.
Sou escritora e assumo como missão tocar o coração dos meus leitores, fazendo a diferença no mundo através da escrita.
Ao vivenciar os efeitos transformadores decorrentes do meu processo de autoconhecimento, senti-me verdadeiramente conectada comigo própria.
Pensei, então, no quão maravilhoso seria se todos pudéssemos crescer vivenciando esta mesma sensação.
Se as crianças nunca se chegassem a desconectar da sua essência, nunca teriam de aprender a (re)conectar-se com a sua essência já em adultos.
Quão melhores versões de nós próprios não seríamos?
Cada vez mais pais, cuidadores e educadores desejam fomentar o gosto pela leitura junto das crianças e dos jovens.
Mas o que podem fazer para serem bem-sucedidos?
Quando procurei livros de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens, não encontrei nenhum como o tinha idealizado.
Assim, valendo-me do poder de uma boa história, da minha experiência e dos conhecimentos adquiridos em desenvolvimento pessoal, decidi criá-los eu própria e escrever o que gostaria que os meus filhos lessem.
Idealmente para mentes questionadoras entre os 6 e os 10 anos, pode também ser lida desde bem mais cedo (havendo acompanhamento) ou até bem mais tarde (havendo curiosidade).
15 volumes em formato físico, digital e áudio com atividades práticas e teóricas de leitura e de escrita para crianças e jovens questionadores e com conselhos para pais, cuidadores e educadores.
Mais do que nunca, as crianças e os jovens valorizam outros formatos além do tradicional livro físico, pelo que a leitura deve dar resposta às novas necessidades dos leitores atuais ao acompanhar a evolução tecnológica e disponibilizar diferentes formatos de livro.
Livro em papel, ebook e áudio livro proporcionam experiências de leitura diferentes e podem ser adaptados à evolução específica de cada criança.
Além disso, qualquer um destes formatos pode adaptar-se a uma leitura quer individual, quer partilhada.
Com família e amigos, ou com professores, bibliotecários e colegas, a leitura partilhada vai promover igualmente o seu crescimento enquanto adulto confiante, consciente e empoderado.
Mais do que histórias, é tempo de qualidade em que se cresce aprendendo.
A Belinha tem 10 anos. Gosta de se adornar com pulseiras, anéis, colares, brincos e ganchos, pois adora ouvir o seu tilintar.
É extrovertida, comunicativa, animada, alegre e está sempre a sorrir. Sente-se feliz quando está com os amigos à gargalhada ou a comer gelados. Adora pintar, contemplar a natureza e escrever no seu diário. Os seus valores são a alegria, a boa-disposição, a criatividade, a determinação e a amizade. O seu maior sonho é ser pintora.
O Zeca tem 8 anos. É engraçado, divertido, falador, enérgico e está sempre a fazer piadas porque gosta de rir e de fazer rir.
Adora praticar skate e nada o faz mais feliz do que passar horas e horas a subir e a descer inclinações com a sua prancha, sentindo o vento no seu rosto e cabelo. Gosta de sentir o aroma da natureza, praticar yoga ao acordar, identificar um motivo diário de felicidade ao adormecer e repetir mantras, sendo o «om» o seu preferido. Os seus valores são a liberdade e a aventura. O seu maior sonho é praticar skate pelo mundo inteiro.
O Carlos tem 6 anos. É inteligente, gentil, bondoso, ansioso, tímido, reservado e tem sempre uma palavra bondosa a dizer. Também é curioso, gosta de aprender e valoriza a sabedoria e a inteligência.
Gosta de andar a toda a velocidade na sua cadeira de rodas, fazendo corridas com o seu gato. Adora ouvir os sons da natureza, definir uma emoção para o dia e formas de a alcançar, abraçar os pais e com eles ler um livro ou passear em bibliotecas e livrarias. Os seus valores são a bondade e a inteligência. O que o faz mesmo feliz é nadar, por isso faz parte da equipa de natação da escola e o seu maior sonho é ganhar a medalha de ouro na prova de 50 metros de natação dos Jogos Paralímpicos.
A Helena tem 7 anos. Graças à cicatriz de uma queimadura, que vai desde o rosto até à mão esquerda, sente-se ainda mais grata por viver e ter a possibilidade de desfrutar de tudo o que a vida lhe reserva.
É natureza pura, tranquila, intuitiva e equilibrada. Adora fazer exercícios respiratórios, tomar banhos relaxantes enquanto exfolia o corpo com sal e sentir as diferentes texturas da natureza, onde gosta de andar descalça, para sentir a energia da terra, e de andar com os ombros à mostra, para sentir a energia do sol. Os seus valores são o equilíbrio, o bem-estar, a tranquilidade, a espiritualidade e a intuição. O seu maior sonho é ser feliz e partilhar a sua felicidade com quem mais ama.
O Simão tem 5 anos. É curioso, criativo, amoroso, rabugento, impertinente, trapalhão e desconfiado. Também é autista. Sente-se feliz a andar de bicicleta, a desmontar e voltar a montar coisas e a brincar com legos e todo o tipo de blocos.
Adora o avô Gaspar, assim como os seus cozinhados, pelo que não é de estranhar que também adore provar a natureza. Gosta de beber água com limão em jejum e de dormir. Os seus valores são o silêncio e o recato. O seu maior sonho é construir uma casa com uma cozinha enorme para o avô Gaspar fazer os seus grandes cozinhados.
O avô Gaspar é o avô do Simão. É bem-disposto, positivo, forte, sábio e orientador. Adora cultivar os seus alimentos e cozinhar, por isso está a escrever um livro de receitas.
Graças à sua mudança de mentalidade e ao seu empenho, tornou-se na famosa «lenda do Futebol Clube da Vila». Adora cuidar do neto e transmitir-lhe as suas aprendizagens. O seu valor é a família.
Sabia que o Simão não sabia quem era?
Ou que o Zeca não liga ao que os outros dizem sobre o tamanho do seu cabelo?
Ou ainda que existe um rebanho de ovelhas arco-íris, que se aceita com as suas diferenças, no meio do Alentejo?
Ou até que uma caça ao tesouro pode conduzir a um tesouro inusitado?
Ou que é tão importante ajudar como saber pedir e aceitar ajuda?
Ou ainda que a Belinha não deixa que o medo a bloqueie?
Ou até que a mãe da Helena a ajudou a perceber que merece ser feliz?
Ou que o Carlos aprendeu a viver no momento presente, sem a melancolia do passado ou a ansiedade do futuro?
Ou ainda que os nossos sonhos estão, tal como nós, em constante evolução?
Sendo a leitura terapêutica, são doadas várias coleções a instituições nacionais que se dedicam a cuidar da saúde mental de crianças e jovens.
À promoção do gosto e democratização do acesso à leitura junta-se o estímulo da saúde mental, em particular da inteligência emocional.
Que uma simples história ajude a curar!