Já imaginaste perder a voz
e não ter outro remédio
a não ser ouvir?

Foi o que aconteceu ao Renato!

O Renato era um menino muuuiiito falador, tão falador que todos o tratavam por Renato Fala-barato!

Ele falava não só pelos cotovelos, mas também pelas mãos, joelhos e pés! 

Falava, falava, falava! Mas nunca ficava em silêncio…

As nossas crianças falam tanto porque deixaram de conseguir ouvir.

Num mundo cada vez mais apressado e ruidoso, estamos a ensurdecer as nossas crianças e a tirar-lhes a capacidade de parar e ouvir com atenção, seja a elas próprias, aos outros ou ao meio que as rodeia. 

Constantemente ocupadas com horários escolares longos, atividades extracurriculares para aqui e para acolá, trabalhos de casa às carradas, deslocações intermináveis, rotinas familiares apressadas e sem qualidade, onde fica o tempo para simplesmente pararem, silenciarem o ruído e escutarem com atenção?

É urgente devolver o tempo e o silêncio às nossas crianças!

A criança que pratica escuta ativa está atenta às suas próprias necessidades (por cultivar momentos de silêncio a solo, em que conversa consigo própria e reflete sobre as suas respostas) e desenvolve empatia pelo outro (por se mostrar genuinamente interessada no que o outro tem para lhe dizer e tentar compreender os seus pontos de vista). Além disso, trabalha a sua capacidade de evitar distrações e de se concentrar por períodos de tempo mais longos.

Tu, o Renato e todas as crianças do mundo têm direito a simplesmente parar e ouvir o silêncio. Pois é quando paramos e silenciamos tudo em nosso redor e na nossa mente que verdadeiramente ouvimos!

O livro Renato Fala-barato – O som do silêncio é uma bonita história sobre a importância de calares o ruído exterior e interior para poderes ouvir com atenção a essência.

De mãos dadas com o Renato, vais constatar que enquanto estiveres no meio do ruído e a falar ininterruptamente não vais conseguir ouvir de verdade, pelo que vais encetar uma transformadora jornada em que aprendes a criar momentos para estar sozinho e em silêncio, para, assim, te permitires escutar tudo o que de belo há para ouvir: a ti, aos outros, ao ambiente que te rodeia.

Que esta bonita história contribua para que te tornes numa pessoa serena, atenta e sábia.

Reproduzir vídeo

Comprar

A origem

Olá, o meu nome é Ana Viegas. Sou escritora e assumo como missão tocar o coração dos meus leitores, fazendo a diferença no mundo através da escrita.

Escrevi o livro Renato Fala-barato – O som do silêncio na sequência da escrita do livro Marcela Tagarela – Chuva de palavras, em que a Marcela é proibida de falar e tem de reaprender a usar a sua voz para expressar o que é importante para si.

Um dia, estando eu a assistir a um episódio de desenhos animados com a minha filha, surgiu um brinquedo com o nome de «fala-barato». Recordei imediatamente a Marcela Tagarela e achei que fazia todo o sentido criar uma segunda história, desta vez focada no ouvir.

Tal como «Marcela» rima com «Tagarela», foi só fazer uma tempestade de ideias para encontrar um nome que rimasse com «Fala-barato» e assim surgiu o «Renato». O menino que, por via das circunstâncias, se vê forçado a parar e ouvir o silêncio, pois é quando paramos e silenciamos tudo em nosso redor e na nossa mente que verdadeiramente ouvimos!

A minha intenção ao escrever esta história foi alertar para o ruído constante e o excesso de estímulos que rodeiam as nossas crianças e incentivar aos momentos intencionais de pausa, em que as nossas crianças se permitem ouvir a si próprias, aos outros e ao ambiente que as rodeia, para que sejam crianças serenas, atentas e sábias.

Testemunhos

«Depois de ler o 3.º livro, [a minha filha] veio da escola a dizer que fez como as personagens e os professores e colegas sentiram diferença na atitude confiante dela e comentaram com ela… Os livros têm dado um resultadão.»
Maria Andrés
«Já lemos 2 e ontem acabei o dia a ouvir a minha filha ir repetindo: "eu amo-me, eu aceito-me, eu valorizo-me e eu tenho orgulho em mim". Aprender a dizer (e a fazer) isto aos 5 anos, em vez de aos 40, é um passo de gigante para o seu desenvolvimento pessoal.»
Sílvia
«Acho que se desde cedo nossas crianças fizerem este trabalho a sociedade será bem melhor. Tantas vivências que poderão ser evitadas. Estou tão feliz de ter sabido de ti, vamos fazer a coleção!»
Susana
«Estou muito feliz e grato por ter adquirido a colecção completa... uau!!! A coleção é maravilhosa. A qualidade dos livros, as belíssimas ilustrações e a escrita tão amorosa e educativa que aborda temas tão importantes para o desenvolvimento e bem estar pessoal, seja de uma criança, de um adolescente e até mesmo de um adulto. É com enorme gratidão e felicidade que lhe dou os parabéns!»
Alberto
«Isto é absolutamente revolucionário. Este teu projeto é o futuro da humanidade! É muito importante que vá para a frente e que em pouco tempo comece a ser dado nas escolas.»
Inês Gaya
«Para mim é super importante investir o meu dinheiro em projetos em que eu acredito, do coração, e este projeto da Ana é incrível. A Ana desenvolveu este conjunto de livros de desenvolvimento pessoal para crianças e desenvolvimento pessoal é uma coisa de que todos os adultos precisam, quanto mais as crianças, e quanto mais cedo começarmos, melhor. O projeto da Ana é um projeto para a evolução da humanidade!»
Cláudia Fonseca
«Os temas são muito importantes e as ilustrações lindas!»
Íris Bravo
«Estes livros de desenvolvimento pessoal para crianças são mesmo bonitos, as imagens são super bonitas, está mesmo super bonito. A Íris ama!!»
Inês Nunes Pimentel
Previous slide
Next slide
As compras realizadas entre os dias 31/03 e 07/04 serão enviadas a 08/04.