Coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens

15 volumes em formato físico, digital e áudio com atividades práticas e teóricas de leitura e de escrita para crianças e jovens questionadores e com conselhos para cuidadores e educadores.

Acompanha não só o desenvolvimento da Belinha, do Zeca, do Carlos, da Helena e do Simão como também o desenvolvimento do próprio leitor, com quem conversa descontraidamente, colocando-lhe questões pertinentes sobre temas tão variados como a aceitação, o autocuidado, a colaboração, o respeito, a atenção plena, a mentalidade de crescimento, os valores individuais, as emoções ou os sonhos.

Idealmente para mentes questionadoras entre os 6 e os 10 anos, pode também ser lida desde bem mais cedo (havendo acompanhamento) ou até bem mais tarde (havendo curiosidade).

Saúde mental e inteligência emocional

Ao mesmo tempo que promove a curiosidade, a imaginação, a criatividade, o conhecimento, o questionamento e a autonomia de crianças e jovens, fomenta a sua saúde mental, em particular a sua inteligência emocional.

O intuito é respeitar e incentivar o natural desenvolvimento de crianças e jovens, para que cresçam profundamente conhecedores de si próprios, com uma autoestima e autoconfiança inabaláveis.

As personagens

Sabia que a Belinha adora pintar e escrever no seu diário? Ou que a Helena valoriza a sua cicatriz porque é a prova de que está viva? Ou ainda que o Carlos tem o sonho de ganhar a medalha de ouro numa prova de natação nos Jogos Paralímpicos? Ou até que o Zeca adora andar de skate e praticar yoga logo ao acordar? Ou que o Simão tinha dificuldade em desapegar-se de objetos e pessoas? Ou ainda que o avô Gaspar é a grande lenda do Futebol Clube da Vila porque decidiu mudar de mentalidade?

As histórias

Sabia que o Simão não sabia quem era? Ou que o Zeca não liga ao que os outros dizem sobre o tamanho do seu cabelo? Ou ainda que existe um rebanho de ovelhas arco-íris, que se aceita com as suas diferenças, no meio do Alentejo? Ou até que uma caça ao tesouro pode conduzir a um tesouro inusitado? Ou que é tão importante ajudar como saber pedir e aceitar ajuda? Ou ainda que a Belinha não deixa que o medo a bloqueie? Ou até que a mãe da Helena a ajudou a perceber que merece ser feliz? Ou que o Carlos aprendeu a viver no momento presente, sem a melancolia do passado ou a ansiedade do futuro? Ou ainda que os nossos sonhos estão, tal como nós, em constante evolução?

Promoção da leitura individual, da proatividade e da autonomia

Promoção da leitura partilhada

Componente social

Sendo a leitura terapêutica, é minha intenção doar uma coleção inteira a pelo menos três instituições nacionais que se dediquem a cuidar da saúde mental de crianças e jovens. Com efeito, à promoção do gosto pela leitura e à democratização do acesso à leitura junta-se o estímulo da saúde mental, em particular da inteligência emocional.

Que uma simples história ajude a curar!

A origem

Quando procurei livros de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens, não encontrei nenhum como o tinha idealizado. Assim, valendo-me do poder de uma boa história, da minha experiência e dos conhecimentos adquiridos em desenvolvimento pessoal, decidi criá-los eu própria.

A minha intenção era escrever o que gostaria que os meus filhos lessem. Gostei tanto da experiência e do resultado final que, agora, os partilho com o mundo.

O percurso

Numa primeira fase, planeei, escrevi, reescrevi e revi a coleção com muito amor e conhecimento especializado.

Numa segunda fase, quando decidi editá-la, contactei uma ilustradora (Soraya Meyer), uma paginadora (Sardinhas Airosas), uma narradora (Teresa Silva) e uma gráfica (Gracal), profissionais com quem tenho vindo a trabalhar desde então.

O futuro

É minha intenção criar todo um serviço educativo que, através destas e de outras histórias imaginativas e transformadoras, ajude cuidadores e educadores a fomentar desde cedo a leitura recreativa e a escrita criativa junto de crianças e jovens, tendo em vista a criação e o desenvolvimento de jovens leitores e escritores alegres, curiosos e conscientes.

Mensagens dos Apoiantes

Obrigada! Eu quero muito passar para os meus filhos o que só há uns anos aprendi sobre desenvolvimento pessoal e estes livros vão ajudar-me imenso!
Andrea Franco
Adorei o projeto. Simplesmente mágico.
Orquídea Ferreira
Ansiosa que a coleção seja lançada, para mostrar aos meus filhos. Gratidão por esta iniciativa.
Carina Ferrariuno
Parabéns por esta colecção que tenho a certeza que vai ajudar muitas crianças, jovens e famílias!
Cristina Breia
Um projeto excecional. Parabéns e muita inspiração para continuar!
Cláudia Carmelo
Parabéns, Ana, que maravilhosa escritora que és e que maneira linda esta de tu apoiares outros seres a estimarem-se mais e a ser mais felizes. Bem hajas.
Lurdes Rodeia
Parabéns pela ideia! Adorei e estou desejosa por comprar para as minhas filhas!
Maria João Cardoso
Acho a iniciativa excelente e muito necessária!! Desejo muito sucesso!!
Inês Mestre
Desejo que esta coleção possa trazer muitos sorrisos e luz ao maior número de crianças possível.
Sílvia Pinto
Muitos parabéns Ana Viegas! Projeto único e exemplar, que com certeza que irá impactar a vida de muitas crianças!
Filipa Cruz
Muitos Parabéns Ana! Gosto imenso do projeto! O autoconhecimento tem sido algo revolucionário para mim, portanto só posso apoiar.
Filipa Freitas

Coleção disponível em papel, ebook e áudio livro

Disponível também à unidade